Wednesday, May 21, 2008

Introdução

OverPower Card Game : Achei a idéia fantástica, um jogo de cartas onde era possível simular combates entre os personagens dos quadrinhos. Logo comprei meu starter deck e comecei a jogar!


A mecânica do OverPower mostrou-se genial e inovadora. Diferente da maioria dos TGC1 existentes no mercado, as cartas de OverPower não precisam ser "ativadas" para serem usadas. Se um personagem de seu time tem a habilidade necessária para usar uma carta, ele pode fazê-lo de imediato, dando ao jogo uma dinâmica e estratégia insuperável até os dias atuais.


Porém o jogo nunca decolou como deveria. Afinal, os personagens mais populares entre os leitores foram lançados logo no início, quando o jogo ainda não estava maduro, e acabaram ficando visivelmente mais fracos do que os personagens lançados nas expansões posteriores. Os jogadores passaram a montar decks com personagens fortes no jogo, mas totalmente secundários nos quadrinhos, como os Marauders, X-Babies, Starjammers e X-Man. Era impossível montar um deck competitivo usando Batman ou Spider-Man!


Outro problema ficou evidente: por falta de atenção dos criadores do jogo, os decks de Energia haviam se tornado muito mais fortes do que os demais poderes. Isso ocorreu basicamente por dois motivos: Energia contava com X-Man e Spawn, que eram os únicos "nível 8" que defendiam toda a equipe. Além disso, Energia concentrava uma maior quantidade de personagens "nível 8" de baixo custo e personagens "nível 7" defensivos.


Desta forma, os fãs de HQ não se sentiam muito atraídos por este modelo de OverPower e a base de jogadores não cresceu o suficiente para sustentar a continuidade do jogo.


No Limbo


Por muito tempo esperamos que alguma empresa adquirisse a licença de OverPower e continuasse o seu legado. Esta possibilidade tornou-se cada vez mais distante, a medida em que o novo TGC1 VS. System e o jogo de miniaturas Heroclix se popularizavam.


Seria improvável convencer um empresário a investir em um jogo que fracassou no passado, ainda mais em um mercado ocupado por dois jogos colecionáveis de super-heróis.


Nasce a 2ª Edição


Ainda assim era difícil deixar o OverPower simplesmente morrer. Mesmo sem apoio oficial, um pequeno grupo de fãs, profundos conhecedores do jogo, resolveram retomar sua tradição. E, verdade seja dita, eles estavam à altura do trabalho!


A idéia inicial era continuar o jogo de onde ele havia parado. Porém, criar novas cartas não tornaria as antigas usáveis. Era preciso reformular, relançar, preservando a mecânica original e atualizando os personagens e especiais. Assim nasce a 2ª Edição: cartas homemade, feitas por fãs, sem interesses comerciais. Mas com um nível de profissionalismo que as coloca à altura de qualquer TGC1 oficial. Clique aqui e veja uma comparação entre os originais e a 2a Edição.


Não há pretensão de torná-lo um sucesso, visto que isto dependeria de suporte oficial e de uma empresa com canais de distribuição e divulgação. No entanto, para aqueles fãs que realmente gostavam do jogo ou para novos adeptos que querem jogar algo que realmente vale a pena, OverPower está de volta!


OverPower 2ª Edição, o OverPower como deveria ser




1 Trading card game(s)

Como Jogar ?

Se você não encontra outros jogadores próximos à sua localidade, ou não tem muito tempo disponível, a melhor opção é jogar online. E o melhor de tudo é que o programa OverPower Online é grátis!


Você deve começar baixando o programa OverPower Online que está disponível através do link:
http://www.mediafire.com/?tknayzm4nzt


Após baixar e instalar o arquivo executável, você terá dois programas diferentes:
- OpDeck.exe - que é o programa para montar decks
- OpOnline.exe - que é o aplicativo para jogar online.


Para se comunicar com seu parceiro antes da conexão de OpOnline, recomendamos o uso de um client como o MSN por exemplo. Após a conexão, é possível se comunicar através do OpOnline mesmo.


Use o OpDeck para criar e salvar seus decks antes de jogar. Com OpOnline, abra o menu "File" e escolha a opção "open deck" para abrir um deck salvo.


A seguir abra o menu "Opponent" e selecione a opção "Connect to Opponent". Um dos jogadores será o "host" (hospedeiro) e o outro será o "guest" (convidado). Ambos devem informar o seu endereço de IP e o endereço do parceiro. Você pode usar a opção "check IP" para descobrir seu endereço. Os dois jogadores clicam em "go" e o jogo será iniciado automaticamente.


O programa exibe a interface de um jogo, com os personagens e locations posicionados na tela, bem como as missões e cartas placed. Em relação às cartas na mão, cada jogador consegue visualizar suas próprias cartas e a quantidade de cartas na mão do oponente.


As funcionalidades do programa são básicas: draw, discard, attack, play, conced, etc. O jogo não interpreta os efeitos de cada carta. São os próprios jogadores que fazem este papel, utilizando os comandos básicos disponíveis.


OpOnline não substitui o jogo de cartas "reais", mas vale a pena pela praticidade!

Cards

In OverPower 2nd Edition we’ve attempted to realign the original sets, updating Characters and Special cards. You will also find brand new sets, introducing dozens of characters that were missed!






Marvel OverPower

OverPower is back in great style! Marvel's greatest heroes and villains will venture again. Who is going to win?


http://opchecklist.blogspot.com/2008/05/marvel-overpower.html




Home-made sets - non-profitable

Rules

Basic Rules
http://oprules.blogspot.com/2009/02/basic-rules.html

Guide To Playing Specials & Aspects
http://oprules.blogspot.com/2009/02/guide-to-playing-specials-aspects.html

Guide for Inherent Abilities
http://oprules.blogspot.com/2009/02/guide-for-inherent-abilities.html

Events


The Vault